SOBRE A RCM
Festa da Tábua Lascada 2019
08/07/2019 07:07 em Música

Pedro Canário (ES)

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

FESTA DA TÁBUA LASCADA - 08/07/2019

Sobre o CANCELAMENTO DA FESTA DA TÁBUA LASCADA, em virtude de uma denúncia feita ao Ministério Público, relatando que o município gastaria 1,5 milhões de reais para realização do evento, o MP solicitou ao Judiciário uma liminar pedindo o cancelamento, e o mesmo a concedeu, assim o XXXI Forró da Tábua Lascada encontra-se CANCELADO.

Contudo, venho informar a toda sociedade que os valores gastos com o evento não chega a 1/3 do valor mencionado na referida denúncia. Em 2017 foram gastos aproximadamente 297 mil reais, em 2018 por volta de 348 mil.  Já neste ano de 2019 uma previsão máxima de 377 mil podendo ficar até por 360 mil dependendo da quantidade de material a ser utilizado na montagem da estrutura do evento. Valor bem próximo do utilizado no ano anterior, se levarmos em consideração o tamanho dos shows nacionais, e que esse ano utilizaríamos dois palcos novamente, proporcionalmente o valor estaria bem menor que os anos anteriores, afastando quaisquer tipo de indícios de irregularidades com fraudes ou superfaturamento nas contratações para tal festividade.

Diante de algumas circulações negativas em redes sociais sobre nosso evento, transmito a sociedade que vejo esse evento como um momento de confraternização das famílias canarienses. Da mesma forma que fazemos nossas festas de aniversário, casamento, entre outras, com o único intuito de reunir amigos e familiares para confraternização das datas comemorativas.

E como motivação secundária, o aquecimento da economia local e geração de emprego e renda. Mas ainda existe alguns questionamentos, por que o  município gastar esse dinheiro? Desta forma eu me justifico assim: tenho trabalhado dia e noite para buscar junto aos governos, estadual e federal novos recursos, que em situação normais não viriam para cá. 

Emendas parlamentares e convênios são celebrados na sua totalidade como um ato político, se eu prefeito, tenho uma boa relação com os deputados, senadores ou o governador os recursos podem vir. Caso não tenha, provavelmente não virá, e assim tem sido feito. Em um movimento positivo para o nosso município, já conseguimos de recursos estaduais e federal mais de 20 milhões de reais, e tenho certeza que ainda conseguiremos muito mais até o fim do nosso mandato.

Dinheiro este, para aquisição de veículos, equipamentos, construção de unidade saúde, reforma de creches, custeio da saúde, entre outros. Além dos quase 8 milhões para urbanização da lagoa, todos provenientes do meu esforço físico, mental, da boa articulação e relação com os políticos do nosso Estado. 

Por isso me sinto bem confortável em investir esses valores para realizar os festejos em nosso município, não só da Tábua Lascada, mas também os realizados em nossos distritos e comunidades (em um outro momento vou explicar sobre a Festa da Paz). Lembrando que vejo os eventos como um momento de confraternização entre nossas famílias, reunidos com esse único propósito.

Para não me prolongar mais, diante de todos estes fatos, reafirmo aqui perante toda sociedade canariense meu compromisso e respeito com o dinheiro da nossa cidade. Quem convive mais próximo de mim na gestão sabe que sou extremamente técnico para tomar minhas decisões, sempre pensando no melhor para nossa população. Não sou perfeito, mas podem ter certeza que estou sempre na busca do melhor para todos nós.

Terá ou não a Tábua Lascada? Diante da decisão judicial para o cancelamento do evento, a procuradoria do município(advogados) fizeram um recurso jurídico ao Tribunal de Justiça, no intuito de reverter a decisão proferida aqui no município. Informo a todos que fizemos este recurso jurídico e que ficará a cargo da justiça decidir se terá ou não o evento. Respeitaremos qual for a decisão. Peço que todos tenham cautela ao usar redes sociais para atacar quem quer que seja. 

Se for da vontade de Deus nosso evento acontecerá, assim também se não for de sua vontade não acontecerá. Peço a Deus que nos ilumine e nos abençoe sempre para que possamos ter discernimentos das coisas boas e ruins, e que o bem sempre prevaleça frente as nossas decisões. Que possamos todos nós unirmos para o desenvolvimento coletivo de toda nossa sociedade.

Aproveito a oportunidade para agradecer a compreensão de todos. Que Deus abençoe a todos nós!

Obs: Caso a decisão do recurso não saia até essa próxima quarta-feira informaremos por definitivo no final do dia o cancelamento oficial do evento, pois precisamos de um tempo mínimo para ampla divulgação junto à sociedade e também tomar as medidas cabíveis para cancelamento dos contratos firmados, na busca de evitar despesas provenientes das rescisões contratuais. 

Por Bruno Araújo - Prefeito Municipal

Clique no player acima e ouça a nossa rádio enquanto lê nossas notícias.

COMENTÁRIOS