SOBRE A RCM
MUCURICI | ES: Ricardo Ferraço autoriza edital para construção de barragem no município
16/05/2024 12:38 em Notícias Gerais

Clique no player acima e ouça a RCM 24h por dia de onde você estiver.

O governador do Estado em exercício, Ricardo Ferraço, autorizou, nesta quinta-feira (16), a publicação do edital de licitação para a construção de uma barragem em Itabaiana, no município de Mucurici. O investimento previsto é de R$ 5,7 milhões, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Ferraço também visitou o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e as obras de construção do novo hospital do município.

“O Governo está em movimento, é realizador e investe em todos os municípios. A nova barragem em Itabaiana, mais uma na região, vai contribuir muito no período de estiagem, permitindo a reserva de água, melhoria na irrigação e a dessedentação de animais. Este é um governo que trabalha e realiza projetos que mudam e melhoram a realidade das pessoas. Sob a liderança firme do governador Renato Casagrande para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida em todos os 78 municípios do nosso Espírito Santo”, afirmou o governador em exercício.

Aproximadamente 41,53% da população de Mucurici está ocupada em atividades agropecuárias, representando 29,33% do seu PIB [Produto Interno Bruto]. Com capacidade de armazenamento de 723,6 mil metros cúbicos de água e uma área alagada de quase 20 hectares, a realização da obra garantirá a reservação hídrica para a irrigação de lavouras, reservação e dessedentação de animais, principalmente nos períodos de grande estiagem.

“A construção de barragem no município é imprescindível para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e para garantir a segurança hídrica diante dos períodos prolongados de seca e efeitos das mudanças climáticas,” ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Na ocasião, também foi realizada a visita às obras de calçamento rural em Itabaiana. Está em andamento a pavimentação de aproximadamente 1,16 quilômetros que dão acesso ao cemitério, contando com 6.953,91 metros quadrados de blocos e 2.250,00 m de meio-fio para a execução. A obra é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucurici, responsável pelo assentamento dos blocos, e tem previsão para ser entregue até o mês de julho.

Ainda no município, o governador em exercício Ricardo Ferraço também participa da abertura do 6º Tecleite  (Tecnologias para a Produção Sustentável de Leite), evento promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Estivarem presentes os prefeitos de Mucurici, Atanael Wagmacker; de Montanha, Andre Sampaio; e de Ponto Belo, Jaiminho; além dos deputados estaduais Tyago Hoffmann e Mazinhos dos Anjos.

                                                                                  Fonte: Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria 

COMENTÁRIOS