SOBRE A RCM
Mais previsões: O tempo Lisboa
PEDRO CANÁRIO | ES: Saiba tudo sobre a capacitação do programa Arranjos Produtivos no município
22/03/2024 18:08 em Tecnologia

Seja bem-vindo(a) a RCM.

Clique no Player acima e ouça a nossa rádio 24h por dia.

Reportagem: 

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou, nesta sexta-feira (22), no Assentamento Castro Alves, zona rural de Pedro Canário, o Dia do Campo com o objetivo de qualificar agricultores participantes do programa Arranjos Produtivos quanto ao manejo do café conilon.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Pedro Canário, Kleilson Rezende; do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilberto Coelho; representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); alunos das Escolas Estaduais Três de Maio, do Assentamento Castro Alves, e Luiza Bastos Farias, do distrito de Cristal do Norte. 

Representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, o assessor parlamentar Fábio Gomes reforçou os investimentos do programa nos municípios participantes. "Esse projeto já nasceu grande. Temos parceiros importantes como o Governo do Estado, Incaper, Senar, Aderes e a Prefeitura de Pedro Canário para fortalecer a agricultura em nosso estado, dando investimento, oportunidade e injeção de ânimo para os pequenos agricultores. Hoje, anunciamos a doação de 160 toneladas de calcário para auxiliar os agricultores e, no futuro, estudaremos a possibilidade de viabilizar a doação de secadores de café e outros investimentos para o setor. Ao todo, são 23 municípios capixabas sendo beneficiados diretamente."

"O projeto Arranjos Produtivos chegou para consolidar os investimentos na área da agricultura em nosso município. Os agricultores recebem qualificação técnica, orientação sobre como preparar a terra para o plantio e todo o acompanhamento até a colheita. Estamos satisfeitos com o andamento do projeto e esperamos que novas parcerias como essa possam surgir nos próximos anos para avançar ainda mais a nossa agricultura", pontuou o vice-prefeito, Kleilson Rezende.

A palestra, ministrada pelo agente de Extensão em Desenvolvimento Rural Thiago Carvalho Nogueira, do Incaper, foi voltada para a "Cultura do Café - Do preparo ao pós-colheita", destacando a importância do preparo do solo, sistema de irrigação, plantio e desafios na formação da lavoura. Para finalizar a agenda, todos os presentes conheceram a lavoura do agricultor Jailson Mota e puderam acompanhar na prática tudo que foi transmitido durante a palestra.

Veja a seguir, algumas fotos do evento:

 

 

 RCM, em 7 de Julho, 6 anos on-line para você.

Tá na Cristal, tá legal!

COMENTÁRIOS