SOBRE A RCM
Mais previsões: O tempo Lisboa
BRASÍLIA: Putin conversa com Bolsonaro e diz que Rússia vai continuar fornecendo fertilizantes para o Brasil
27/06/2022 15:36 em Finanças

Clique no PLAYER acima e ouça a programação da Rádio Cristal ao vivo, 24 horas por dia.

Baixe nosso App na Play Store!

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Brasil, Jair Bolsonaro, tiveram uma conversa telefônica nesta segunda-feira (27). De acordo com as informações divulgadas pelo Kremlin, os dois chefes de Estado falaram sobre o risco de crise alimentar mundial e se mostraram dispostos a reforçar as parcerias estratégicas já existentes.

Durante a conversa, Putin garantiu que a Rússia vai continuar fornecendo fertilizantes para o Brasil. Segundo o Kremlin, Moscou pretende manter todos os compromissos e contratos nessa área, apesar das tensões mundiais ligadas à guerra no território ucraniano.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, respectivamente terceiro e quarto exportadores mundiais de cereais, chamou a atenção não apenas para a dependência global dos grãos russos e ucranianos, mas também dos fertilizantes exportados pelos dois países.

Desde o início do conflito, o mercado de fertilizantes ficou estremecido em razão da cessação das exportações da Ucrânia e, sobretudo, da Rússia, que é um importante fornecedor tanto de insumos como de matérias-primas utilizadas em sua fabricação.

O Brasil, que importa 12 milhões de toneladas de potássio por ano, compra boa parte de seus suprimentos de fornecedores russos. Além disso, quase 100% do nitrato de amônio, um importante fertilizante usado pelos produtores brasileiros, vem da Rússia. 

Fontes: Sputnik / Reuters

TÁ NA CRISTAL, TÁ LEGAL!

 

COMENTÁRIOS