SOBRE A RCM
PEDRO CANÁRIO/ES: Município apresenta crescimento populacional pífio em 30 anos
01/09/2021 10:39 em Finanças

Clique no PLAYER acima e ouça a programação da sua Rádio Cristal Mais 

03 ANOS ON-LINE, 24 HORAS POR DIA!

O município de Pedro Canário, localizado no norte do estado do Espírito Santo, estará completando 38 anos no dia 23 de dezembro de 2021. O município foi criado após o então distrito ser desmembrado de Conceição da Barra, após apelo popular dos canarienses naquela época. Uma das alegações dos moradores era a distância da Sede do município barrense, e até mesmo, o abandono constante em que o distrito canariense vivia. 

Hoje, praticamente 38 anos depois, Pedro Canário está bem melhor, considerando a situação daquele período pré-emancipação, mas os números economicos e sociais atuais, e a questão do desenvolvimento e crescimento municipal, não refletem o que os seus munícipes realmente desejam.

Dados recentes de projeções do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, mostram que o município canariense não está crescendo, principalmente com relação à sua população, que está estagnada com menos de 27 mil habitantes, o que o deixa bem abaixo de municípios da região, como Pinheiros, Jaguaré, Conceição da Barra, Nova Venécia e Sooretama. No quadro comparativo abaixo, feito pela RCM, é possível visualizar a situção relacionada ao fraco crescimento populacional de Pedro Canário com relação aos seus vizinhos mais próximos, acompanhe:

Em 38 anos de emancipação, Pedro Canário já experimentou praticamento de "tudo" no que que diz respeito à política partidária, mas no quesito política pública, muito ainda precisa ser realizado para que a população possa comemorar sua emancipação com mais entusiamo e esperança em 23 de dezembro próximo, data do aniversário do município. Veja a seguir, uma pequena relação do que o município ainda não tem:

- Edificio sede da Prefeitura Municipal

- Terminal Rodoviário

- Polo Universitário da UFES

- Polo Empresárial ou Industrial

- SESC, SEST, SENAT, SENAI

- Sindicato dos trabalhadores no comércio  

- Associação Comercial e Industrial

- Caixa Econômica Federal

- Banco Itaú

- Banco do Brasil

- Banco Santander

- Abatedouro Público

- Barragem sobre o Rio Itaúnas...

Como visto acima, a lista é enorme, e muitos orgãos públicos do estado e da união já sairam ou vão sair do município. As vezes, é comum ouvir de alguns moradores mais desanimados, que "o certo é devolver Pedro Canário para Conceição da Barra ou para os índios, e ainda pedir desculpas". Pois é!

Desde o governo do prefeito Fiorot e agora nos governos do prefeito Bruno Araújo, o município vem dando seus primeiros passinhos com relação a pavimentação de bairros inteiros na Sede, no distrito de Cristal e nas Vilas de Taquaras e Floresta do Sul, que antes viviam na base completíssima de 'poeira ou lama'. Os esforços das gestões recentes tem sido aprovados pelos canarienses, mas como ficou evidente nas partes superiores desta reportagem, ainda existe um município a ser realmente construído em Pedro Canário/ES, afinal, 38 anos não são 38 dias. 

Foto: Cidade de Pedro Canário

Foto: Distrito de Cristal do Norte

Reportagem: Adilson Kfu - Diretoria da RCM

Fonte: IBGE - Fotos: Internet

TÁ NA CRISTAL, TÁ LEGAL!

COMENTÁRIOS