SOBRE A RCM
PEDRO CANÁRIO/ES: Juventude local clama por oportunidades de empregos
17/08/2021 11:50 em Novidades

Clique no PLAYER acima, acompanhe nossa programação, e mantenha-se atualizado(a) com as principais notícias da sua região.

Rádio Cristal Mais, 03 anos trabalhando e contribuindo para bons momentos e boas informações em sua vida.

Dados divulgados este ano por conceituados veículos de comunicações da grande vitória, mostram o desespero dos capixabas que estão desempregados. A situação que já não era boa antes da Covid-19, piorou muito nos últimos meses, e deixa o estado com quase 300 mil desempregados, atingindo principalmente os mais jovens. Por mais que os governos - municípios, estado e união - se esforcem criando políticas públicas para tentar amenizar a situação, os resultados são pífios.

Veja a seguir algumas informações disponibilizadas no site da CBN Vitória: (Acesse e saiba mais em www.cbnvitoria.com.br)

A taxa de desemprego no Espírito Santo atingiu o patamar de 12,9% no primeiro trimestre de 2021. É a mais alta para o período desde 2017. Ao todo, 269 mil capixabas estavam desempregados nos primeiros três meses do ano. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) Trimestral, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em entrevista ao CBN Cotidiano, o economista Sebastião Demuner, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), analisa o resultado da PNAD-C. Ele trouxe um alerta principalmente sobre os subocupados. De acordo com o IBGE, entre os 1,818 milhão de trabalhadores do Espírito Santo que têm alguma atividade econômica, 124 mil estão subocupados, ou seja, atuam poucas horas e não conseguem ter renda suficiente para sobreviver.

Após o encerramento das atividades da Rádio SIM FM 96.1 no município, agora é MASSA FM,  rádio que tem grande parte da sua programação gerada em São Paulo/SP, a redação da nossa emissora tem sido procurada constantemente por moradores de Pedro Canário, que nos fazem cobranças para que possamos ter maior participação na divulgação dos problemas do contidiano municipal.

Entre os temas mais questionados, estão a falta de empregos, a questão da falta de moradias populares, e os recorrentes problemas na saúde pública. A nossa emissora tem se empenhado ao máximo para levar as informações relevantes para a comunidade, mas reconhecemos que precisamos estar sempre melhorando e fazendo mais para contribuir com o desenvolvimento social e econômico no município.

O município canariense estará completando 38 anos de emancipação em 23 de dezembro de 2021, e nesse período, houve evoluções em várias áreas, considerando a situação em que se encontrava o distrito naquele momento. É visível e notório, que hoje, a situação de Pedro Canário é bem melhor que o período em que pertenceu à Conceição da Barra, mas isso não quer dizer que todos os problemas já foram resolvidos e que tudo está a 'mil maravilhas', pelo contrário, ainda tem muito o que ser feito na sede e distritos, e o desafio é grande.

Após o fechamento da usina Cridasa, que ficava no distrito de Cristal do Norte,  região oeste do município,  a situação do desemprego ficou alarmante, pois a empresa gerava mais de 2.000 empregos diretos e indiretos. Até os dias atuais nada relevante foi feito pelo município e o estado do Espírito Santo para tentarem suprir esse número tão impressionante de oportunidades de empregos que foram perdidos, e que influenciam a vida dos trabalhadores canarienses até hoje. 

Lamentavelmente, diversas pessoas que vieram de outros estados para trabalharem no município perderam seus empregos, e boa parte continuaram morando na região, o que acabou influenciado o aumento da pobreza, e consequentemente, inflacionando os desagradáveis indices de violência que persiste até os dias atuais.

Nesse alarmante universo de desempregados, especificamente no município, os jovens são os mais afetados, afinal, como sabemos, Pedro Canário não oferece boas oportunidades de empregos. 

Fila de desempregados, uma rotina para os capixabas e canarienses.

Nas redes sociais é muito comum acompanharmos regularmente os jovens e o seus pais desesperados em busca de um lugar ao sol, ou seja, de oportunidades para suas inserções na economia formal através do trabalho, e nossas plataformas multimídias são regularmentes solicitadas para que possamos ampliar os SOCORROS. 

Outro tema bem complexo no município é a questão da saúde pública, pois há mais de 20 anos, desde o fechamento do Hospital Funrural, que era referência na região norte capixaba e sul da bahia,  os canarienses sofrem e buscam auxílios nos municípios vizinhos e até na capital Vitória. Para se ter uma ideia da situação local, hoje o único hospital que atende a populaçaõ e faz verdadeios 'milagres' é o Menino Jesus. Nos últimos anos, até os bebezinhos CANARIENSES estão nascendo em MUCURI/BA, NANUQUE/MG e principalmente em SÃO MATEUS/ES., o que é lamentável. 

A Prefeitura do município se esforça para tentar resolver essa questão, mas em um município pobre e largado à própria sorte pelo governo do estado, é quase impossível uma solução para esse caso.  

Hospital Menino Jesus,  único hospital do município.

 

Atualizado até as 11h:47m. Continua na próxima publicação...

Reportagem: Adilson Kfu - Diretoria - 17/08/2021

COMENTÁRIOS