Mais previsões: O tempo Lisboa
SOBRE A RCM
CONCEIÇÃO DA BARRA/ES: Quatro empresas compram 11 áreas de sal-gema no ES
23/09/2021 15:03 em Finanças

Clique no PLAYER acima e acompanhe a programação da sua Rádio Cristal Mais.

03 ANOS NO AR!

As 11 áreas de sal-gema - sal de rochas retirado de minas subterrâneas - localizadas no Norte do Espírito Santo e que fizeram parte da 4ª Rodada da Agência Nacional de Mineração (ANM) foram compradas em um leilão por quatro empresas.

As empresas Dana Importação e Exportação LTDA, José Augusto Castelo Branco, Pedras do Brasil Comércio Importação e Exportação LTDA e Unipar Carbocloro S.A ficarão responsáveis por explorar as áreas em Conceição da Barra, onde está a maior jazida da América Latina.

O resultado do certame confirmou o potencial de desenvolvimento desta atividade econômica no Estado. 

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, destacou que o interesse dos investidores é um bom sinal para o Estado que poderá receber mais de R$ 170 milhões em investimentos no período de três anos apenas na fase de pesquisas. 

“Vamos ter a oportunidade de finalmente começar a explorar uma riqueza que há décadas existe no Estado. E isso é muito bom, já que o desenvolvimento dessa atividade no Espírito Santo pode ter reflexos sobre inúmeras cadeias da indústria. O sal-gema pode ser aplicado, por exemplo, na produção de PVC, de baterias, de defensivos agrícolas, de tecidos, vidros, metalurgia, entre tantos outros produtos. Nós estimulamos o debate antes do leilão e vamos continuar dando suporte para fortalecer e qualificar mais uma atividade econômica no Espírito Santo”, explicou a presidente da Findes.

Cris Samorini lembrou que a previsão de injeção de recursos na economia capixaba foi feita pela diretora da ANM, Débora Puccini, que esteve em agosto no painel “Exploração mineral de sal-gema – Oportunidades para o Espírito Santo” , evento realizado pela federação das indústrias.

Com a divulgação do resultado, vão ser iniciados trâmites como interposição de recursos, análises dessas contestações entre outras avaliações. A publicação do ato de homologação do resultado está marcada para 29 de outubro. 

O sal-gema

Sal-gema é o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre. Tais substâncias podem ser usadas em diversas finalidades industriais, como vidro, papel e celulose.

Fontes: Folha Vitória www.folhavitoria.com.br / ANM Agência Nacional de Mineração

TÁ NA CRISTAL, TÁ LEGAL!

 

 

 

COMENTÁRIOS