SOBRE A RCM
BRASÍLIA: Jaguaré, o município de pequeno porte que mais cresce no norte do ES
30/08/2021 10:15 em Novidades

Clique no PLAYER acima e ouça a programação da sua Rádio Cristal Mais 24 horas por dia.

03 ANOS NO AR!

O Município de Jaguaré, norte capixaba, continua registrando excelente crescimento populacional, e já ultrapassou Conceição da Barra, conforme dados divulgados recentemente pelo IBGE. Segundo o instituto, Jaguaré teve aumento de 550 habitantes, ficando em segundo lugar no norte do estado, perdendo apenas para São Mateus, mas considerando a população dos dois municípios, proporcionalmente, Jaguaré está em primeiro lugar (Veja no quadro a seguir):

 

Conheça agora um pouco da história de Jaguaré

Até o início do século XX, o norte do estado do Espírito Santo era habitado pelos indios aimorés. Após os índios serem vencidos, uma caravana de agricultores procedentes de Jaciguá se fixou na Ponte do Rio Barra Seca em junho de 1946. A povoação por eles fundada ganhou o nome de Lagoa de Jaguaré ("jaguaré" era o nome de uma espécie de capim que abundava na região). Com o tempo, a lagoa foi desaparecendo, e o povoado passou a ser chamado simplesmente de Jaguaré. Em 1981, a região se separou do município de São Mateus e passou a constituir o município de Jaguaré, que era formado por dois distiritosː Jaguaré e Barra Seca. Em 1992, foi agregado um terceiro distrito para o municípioː o de Nossa Senhora de Fátima. A seguir, veja os dados de 2015, constantes no site da prefeitura de Jaguaré e a localização do município no mapa do estado do Espírito Santo:

Com apenas 39 anos de amancipação, um dos mais jovens do Espírito Santo, Jaguaré é o município que mais se desenvolve no norte do estado, e pelo que tudo indica, logo será o segundo mais populoso da região. Com agricultura e pecuária forte, e tendencia à industrialização, Jaguaré atrae pessoas de todos os estados do Brasil. Outro município que também registrou crescimento foi São Mateus, já Pedro Canário, continua praticamente estável e não consegue passar dos 27.000 habitantes, o que o deixa atrás do município de Pinheiros, que tem 27.601 habitantes.

Veja na sequencia algumas fotos da sede do município

Fontes: IBGE / PMJ - Fotos: Internet

Redação: Adilson KFU - Diretoria RCM

TÁ NA CRISTAL, TÁ LEGAL!

 

COMENTÁRIOS